top of page

Professores compartilham suas histórias nos 60 anos da UCSAL

Atualizado: 25 de abr. de 2022

Vivências e realizações na fala dos professores e coordenadores nos 60 anos da Ucsal

Thiago Paim - 06 de dezembro de 2021

 

O dia 18 de Outubro de 2021 marcou o aniversário de 60 anos da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Conhecida por ser umas das principais instituições privadas do país, a UCSAL foi fundada com o objetivo de desenvolver a sociedade de maneira filantrópica, a Católica conta com uma história rica de pioneirismo em diversas áreas, contribuindo, assim, na formação de milhares de profissionais no decorrer dessas seis décadas, no Estado da Bahia.

Essa história conta com a colaboração de um corpo docente de alto nível que, por sua vez, tem parte de sua vida dedicada à universidade, como é o caso do Professor Doutor Lauro Gurgel, há 37 anos na instituição.

Lauro foi estudante da Católica no curso de Licenciatura em Educação Física, pioneiro no Estado, sendo graduado em 1984. O professor contou um pouco do início da sua relação com a Católica, e como é trabalhar na instituição por tanto tempo:

Na foto: Lauro Gurgel, ex-coordenador do curso de Educação Física

“Desafiador! Desde quando entrei na Universidade como estudante eu já pensava em ser professor, era o que eu queria fazer na vida, ser professor, eu tinha muitos bons exemplos e fui incentivado a estudar, seja pela família e ou pelos meus professores na escola básica e depois na Universidade."


Como manda a tradição do curso de Educação Física, no seu pioneirismo, Gurgel seguiu sua caminhada de sucesso dentro da UCSAL como professor egresso, assumindo em 2015 a Coordenação do Curso, sendo o primeiro ex-aluno a assumir a coordenação, na qual permaneceu até 01 de Julho de 2021.

 

"Estar na UCSAL é reconhecer o meu lugar no mundo.”

 

Outro destaque da instituição está no curso de Direito, que tem a oportunidade de ser coordenado pela Doutoranda Germana Almeida, docente da UCSAL há 17 anos. A professora Germana falou sobre sua relação com a instituição:

"Tenho muita satisfação do percurso e em trabalhar aqui. Nesta universidade descobri minha vocação como docente e a aperfeiçoei através do Mestrado e do Doutorado. Fiz grandes amigos e ainda testemunhei excelentes profissionais que tive a alegria de colaborar com a formação. Estar na UCSAL é reconhecer o meu lugar no mundo.”


Trabalhar por 17 anos na mesma instituição tem, obviamente, seus prós e contras, e por isso encontrar um equilíbrio no domínio das suas funções, se adaptar a mudanças é essencial na construção de uma carreira consolidada. Com relação às mudanças e evoluções dos campus e a estrutura da Católica ela contou que: “A Universidade cresceu bastante em espaço com o campus de Pituaçu, sem dúvidas moderno e acolhedor também. Além disso, os programas de Mestrado e Doutorado qualificam ainda mais o ensino da Graduação e se fortaleceram ao longo dos últimos anos.”


Os 60 anos da Católica não estão marcados apenas pelo desafio de formar grandes profissionais, mas também na construção de um grande corpo docente engajado e que encoraja os alunos a buscarem voos mais altos. Estes são apenas dois dos grandes exemplos de profissionais de extrema capacidade, responsáveis por construir o sucesso da instituição.


52 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page