top of page

O bom filho a casa torna

Atualizado: 25 de abr. de 2022

A UCSAL volta a oferecer disciplinas presenciais.

Railson Oliveira - -- de outubro de 2021

 

Depois de um ano e meio com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia, causada pela covid-19, a Universidade Católica do Salvador, está voltando aos poucos a ofertar disciplinas presenciais, como por exemplos as disciplinas de Oficina de Mídia Audiovisual e Design e Computação Gráfica, Fundamentos da Fotografia, Produção Gráfica, Produção Publicitária em Áudio e Audiovisual, Fotografia Publicitária e Práticas de Telejornalismo.

Foto: Eloá Almeida/CJOR

Graças ao avanço da vacinação, esse retorno está sendo possível, e a UCSAL faz parte disso ao contribuir para a comunidade sendo um dos locais de vacinação, como ponto fixo e drive-thru, fazendo jus ao seu papel de instituição filantrópica junto a sociedade baiana.

A aluna e funcionária da UCSAL, Mariana Ingrid, topou conversar com nossa equipe sobre como está sendo esse retorno ao presencial e os desafios enfrentados. Perguntamos se ela chegou a se sentir sobrecarregada e desmotivada com as aulas remotas, e ela nos respondeu que sim, ela já trabalhava em um setor que não parou, e que ela chegou a pensar que não daria conta de depois de um longo dia de trabalho ainda ter que assistir às aulas virtuais, e isso foi um pouco desmotivador, mas ela afirma que isso é passageiro e logo ela conseguiu conciliar o trabalho e a faculdade.


Ela nos contou também que se sente segura tendo aulas presenciais, apesar de já estar vacinada, os protocolos de segurança passam uma sensação de alívio e proteção, e que todos os protocolos são seguidos rigorosamente, como o distanciamento social, o uso de máscara e o álcool em gel, e que a volta está sendo tranquila e organizada.

Ela trabalha no setor de atendimento, que foi um dos setores que não parou mesmo com as aulas presenciais sendo interrompidas.


Mariana relatou que, como ela já era funcionária da Universidade Católica do Salvador, não deixou de frequentar o campus hora nenhuma, mas que agora que ela também é aluna, passou a enxergar a universidade com outros olhos, pois ela poderá aproveitar toda a estrutura que a UCSAL proporciona aos estudantes, já que como funcionaria o campus para ela se resumia a sala dela e a copa, e agora sendo aluna ela vai conseguir desfrutar as salas de aulas, os laboratórios, a biblioteca e tudo mais.

Foto: Eloá Almeida/CJOR

Uma pergunta que não poderia faltar era sobre como foi encontrar os colegas que antes ela

só poderia ver através da tela do computador durante as aulas, e ela nos conta que foi muito tranquilo e que já tinha um grupinho que foi formado durante as aulas virtuais e que está gostando muito do pessoal e espera que essa amizade se mantenha assim e que possam perdurar.


Sobre ter um ponto de vacinação na Universidade, Mariana disse que no início, com a chegada das vacinas, estava muito cheio. Mas com o tempo foi mudando e hoje o fluxo está menor por conta do avanço da vacinação, e que ela mesmo tomou a sua segunda dose da vacina na universidade.

Apesar da vacinação já ter chegado a faixa etária de todos os estudantes da UCSAL, ainda é necessário seguir todos os protocolos de segurança, e as aulas estão sendo realizadas com um número menor de alunos para evitar aglomeração, até porque a pandemia infelizmente não acabou ainda, e por isso deve-se seguir os protocolos sanitários, para que essa retomada seja feita da forma mais segura possível.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page