top of page

Tradição e Inovação: Conheça a Católica Digital

Universidade Católica do Salvador lança plataforma de educação digital com cursos de graduação e pós-graduação


Eduarda Carvalho e Railson Oliveira – 21/11/2022

 

Membros da mesa de lançamento da Católica Digital. (Foto por: Haroldo Abrantes)

Na última quinta-feira (17), ocorreu o lançamento da Católica Digital, uma versão digital da Universidade Católica, na qual será possível realizar cursos de graduação e pós-graduação de forma online. O evento, que aconteceu de forma presencial para convidados e foi transmitido via YouTube, contou com nomes de peso da comunidade da UCSAL, entre eles, a reitora Roberta Gontijo, o pró-reitor acadêmico Deivid Lorenzo, o pró-reitor administrativo Duílio Reis, a diretora da Católica Digital Sanmia Shunn, e o diretor de inovação e marketing comercial do Ecossistema Brasília Educacional.


A plataforma, que contará com 29 cursos digitais, 6 semipresenciais e alguns cursos de pós-graduação lato sensu, nasce com a missão de levar educação de qualidade e excelência para todo o território brasileiro, possuindo, por enquanto, 12 polos espalhados pelo território nacional, em parceria com o Ecossistema Brasília Educacional. "O movimento de levar polos significa levar a Católica, que até então estava em Salvador, para Brasília, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Minas Gerais nessa primeira fase" afirma a Professora Doutora Roberta Gontijo, reitora da Universidade Católica do Salvador.


A Católica já estava na educação digital, contudo vem agora de modo mais robusto, preparado e potente, e ao ser questionada sobre qual seria a diferença entre o EAD tradicional e a Católica Digital, Sanmia Shunn, diretora da plataforma, respondeu: “Não chamamos mais EAD, porque é ensino a distância, e no nosso projeto não existe distância entre professor e estudante, eles estão muito próximos. Por isso que a gente lança hoje a Católica Digital, então o digital, a conexão, e a interação entre professor e estudante, e a realidade aumentada, possibilita através dos laboratórios virtuais, e até por QR code o estudante ter várias experiências em ambientes virtuais”


Sanmia Shunn em seu discurso de lançamento. (Foto por: Haroldo Abrantes).

A diretora nos contou também que a UCSAL possui parceria com a Algetec, a maior empresa no ramo de laboratórios virtuais e físicos do Brasil e que possui uma sede nos Estados Unidos, e que essa parceria possibilita ter laboratórios virtuais em todas as áreas do conhecimento, além de proporcionar uma imersão tecnológica.



Quando questionada a respeito dos problemas enfrentados em tentativas anteriores de implementação da tecnologia na Universidade, Sanmia afirma que dessa vez há um modelo pedagógico novo e inovador, que conta com parcerias consolidadas, dando uma experiência para os estudantes com realidade aumentada, tecnologias como laboratórios virtuais, permitindo uma imersão do estudante e possibilitando que ele tenha vivência em diversos laboratórios no conforto da sua casa. "O que a gente tá trazendo, nós não estamos testando, nós já utilizamos hoje em projetos que já trabalhamos. Gostaria de reforçar que é um novo modelo pedagógico, e todas as nossas soluções didáticas digitais já foram utilizadas.", afirma.


A Católica digital tem um modelo pedagógico inovador, centrado na experiência dos estudantes, mensalidade acessível e soluções didáticas digitais. "Esse momento eu penso que é histórico, marcante, nos preenche de um compromisso ainda maior, para além da sociedade baiana, agora de fato no âmbito nacional, e daqui a pouco também no âmbito internacional. A Católica Salvador está pronta para esse passo, por meio de um planejamento estratégico e de um compromisso com a aprendizagem significativa dos nossos estudantes", afirmou a reitora da Universidade Católica do Salvador.


Você pode obter mais informações sobre a Católica Digital aqui.






28 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page