top of page

Selo comemorativo dos 60 anos escolhido em concurso

Atualizado: 25 de abr. de 2022

Alessandro Servilho criou o selo comemorativo dos 60 anos da UCSAL.

Railson Oliveira - 22 de novembro de 2021

 

A Universidade Católica do Salvador (UCSAL), realizou um concurso para escolher o selo comemorativo a ser incorporado às peças de comunicação da instituição durante o ano de 2021, ano em que a instituição completa seus 60 anos, formando e colocando profissionais de qualidade no mercado de trabalho baiano.

O vencedor do concurso Alessandro Servilho, mais conhecido como Alê Servilho, venceu o concurso, enquanto cursava o 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda. Atualmente egresso da universidade, ele se formou este ano, e contou como foi essa experiência de participar do concurso e processo de criação do selo comemorativo da UCSAL.


Perguntamos para Alê o que o levou a participar do concurso e ele contou que;


"Normalmente eu não tinha tanto interesse em participar de concursos, mas nesse, dos 60 anos, um amigo meu do curso de Relações Públicas me enviou o edital com os regulamentos e uma frase motivadora dizendo que a bolsa já era minha, se referindo a premiação do concurso que equivalia a uma bolsa de 80% em uma pós-graduação da universidade".

Ele decidiu participar só para medir o seu conhecimento e poder se inspirar no vencedor do concurso, e que iria fazer uma comparação entre a sua criação e a vencedora para ver onde ele poderia melhorar e quais elementos ele poderia ter aproveitado.

Alê contou também sobre o processo criativo dele e qual foi a sensação de ter ganho esse concurso, assim afirmou:



"O processo criativo se deu com base em algo que eu já tinha o hábito de fazer no meu dia a dia, pois como eu sou design gráfico e atuo profissionalmente nessa área isso já foi um ponto positivo para mim. Primeiro eu fiz uma pesquisa detalhada sobre a identidade visual que a universidade vinha utilizando desde o seu primeiro dia de existência, e percebi que existia um padrão de cores que eles utilizavam, depois eu busquei algumas referências de selos comemorativos de outras instituições e empresas, para que eu pudesse me inspirar e criar algo ideal para o momento. Após pesquisar, veio a fase de criação e eu fiz três selos, e analisei cada um deles como se fosse uma votação, onde eu mesmo era o júri e o selo que eu escolhi foi exatamente aquele que eu inscrevi no concurso.”

"No dia do resultado, por conta de alguns problemas pessoais, eu acabei me esquecendo do concurso, até porque eu enviei o selo com quase um mês de antecedência do prazo final, e quem me deu a notícia foi o coordenador dos cursos de comunicação, Dr. Marcello Chamusca, quando ele me contou, a ficha demorou de cair, mas logo em seguida eu vibrei de felicidade, fui correndo contar para a minha esposa e comemoramos bastante, e a alegria foi tão grande que eu esqueci dos meus problemas pessoas que eu estava passando naquele momento."

E para finalizar, Alê falou sobre a importância das matérias que a UCSAL oferece em sua grade e como isso ajudou no processo criativo do selo vencedor:

“Sem dúvidas, as disciplinas foram de suma importância para garantir a minha vitória no concurso, principalmente as disciplinas de “Design e Computação Gráfica” com o Prof. Ronilson Lobo, e “Direção de Arte” com a Prof. Larissa Reis. Desde o conceito e embasamento da área de criação, até o manuseio prático das ferramentas de design. Apliquei tudo o que aprendi no desenvolvimento do selo comemorativo. As chances de vencer seriam mínimas se não fosse o excelente aprendizado adquirido com o corpo docente da Escola de Comunicação e Artes da UCSAL, aproveito essa oportunidade para agradecer a estes dois mestres e a todos os outros que contribuíram para a minha jornada acadêmica no curso de Publicidade e Propaganda.”

A Católica é uma das poucas universidade que realmente acredita e apoia os seus alunos, a Universidade além de oferecer uma estrutura espetacular incluindo vários laboratórios e uma biblioteca extensa tanto presencial, quanto virtual, ela incentiva sempre o seu corpo discente por meio de concursos, palestras e atividades extracurriculares, com objetivo de desenvolver o seu melhor a cada dia.



44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page