top of page

Salvador realiza ações para comemorar o Dia do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente é comemorado em todo o mundo no dia 5 de junho, como uma forma de destacar a importância da proteção e preservação da natureza. Em Salvador, capital do estado da Bahia, diversas iniciativas são realizadas para conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e ações sustentáveis.


Algumas das ações realizadas em Salvador para comemorar o Dia do Meio Ambiente incluem iniciativas como:


Economia Circular: conta com o apoio de uma plataforma online que visa aproximar a população da prática sustentável, revitalização do comércio e a proibição de sacolas plásticas tradicionais em supermercados, que poderão adotar medidas alternativas para a distribuição do material como caixas de papelão e sacolas de papel. A proibição foi publicada no Diário Oficial do Município e passa a valer em 180 dias.


CASA SO+MA: certamente você já se deparou com um container amarelo em diversos bairros da capital baiana. Essa startup tem como objetivo o incentivo da coleta seletiva e estímulo para o descarte correto de resíduos. Criada por Claudia Pires, a startup visa criar novos hábitos e um ambiente empreendedor nas comunidades de baixa renda, utilizando resíduos como “moeda” de engajamento. As pessoas que realizarem doações nas casas ou postos de coleta terão seus recicláveis convertidos em pontos através do "Programa So+Ma Vantagens" e estes poderão ser trocados por cursos profissionalizantes, mantimentos e itens de higiene.


Valora: aplicativo lançado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), calcula automaticamente os valores de ressarcimento devidos em episódios de dano ao meio ambiente causados por desmatamento. Ao aplicar o tamanho da área em hectares, a data de quando ocorreu e o bioma, o app realizará o cálculo. A metodologia do app, que será usado por promotores de justiça, foi desenvolvida em 2008 e visa contribuir para a preservação da vegetação dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.


IPTU VERDE: concedido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretária de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), o projeto oferece de 5% a 10% de desconto no IPTU de empreendimentos imobiliários e comerciais que realizem práticas de sustentabilidade em suas construções. O Projeto conta com um sistema de pontuação que concede o certificado de bronze para os imóveis que atingem os 50 pontos, prata para os que alcançam 70 pontos e ouro para os que chegarem aos 100, sendo assim, cada medida envolvendo sustentabilidade, proteção e preservação do meio ambiente conta para o aumento do score.


Salvador Solar: o programa, lançado em 2021, também foi desenvolvido pela Secretária de Sustentabilidade e Resiliência, promove a capacitação de profissionais que atuem no desenvolvimento de projetos, instalações e manutenções de sistemas fotovoltaicos e de energia sustentável. Outra série de iniciativas integram o projeto, como o IPTU Amarelo, que dá descontos de até 10% para empreendimentos que adotarem o sistema de geração de energia solar.


Apesar dos esforços, Salvador ocupa a 744° posição no ranking de índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil com 54,52/100 no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Conheça nosso Instagram e não perca nada que acontece no cenário universitário de Salvador. Quer fazer parte da equipe UNI.CJOR? Basta ser aluno de comunicação da Universidade Católica de Salvador (UCSAL).



9 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page