top of page

Porto da Barra, a praia mais famosa de Salvador

Atualizado: 24 de abr. de 2022

Frequentadores famosos, competições esportivas, a reconhecimento como uma das melhores praias do mundo.


Alan Carter - 10\02\2022

 

A praia do Porto da Barra é um marco na cidade de Salvador, Bahia. Eleita pelo jornal inglês, The Guardian, como uma das melhores praias do mundo, devido sua vista exuberante, mar calmo na entrada da Bahia de Todos os Santos e um famoso por do sol, a praia é frequentada assiduamente por soteropolitanos, turistas e artistas. Entre as celebridades, Caetano Veloso é já é um conhecido visitante, seja na areia, ou em um dos barcos que repousam tranquilo no porto.

Imagem: (Conceição Souza França/Alô Alô Bahia) Caetano Veloso nas areias do Porto da Barra

A praia já "nasceu" famosa, sendo local de desembarque do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza, colaborador na construção da cidade de Salvador, ainda no século XVI. Em sua homenagem existe um monumento, em forma de cruz, indicando o local de seu desembarque. Nessa ´época o atual bairro da Barra era conhecid

Imagem: Wikipédia

o como Vila Velha ou Vila do Pereira, devido a Pereira Coutinho, donatário da região, que já tinha mais de mil habitantes, entre índios e europeus, ainda no século XVI.

No século IX a região passou a ser local de descanso e turismo para os moradores de Salvador. Com belas casas de praia. Apenas no início da década de 1940, o local foi perdendo suas características de local para veraneio e passou a incorporar o processo de verticalização e expansão de Salvador.

Atualmente a praia é altamente frequentada, conta com hotéis, bares e restaurantes e é requisitada para eventos esportivos de águas abertas como a tradicional travessia Mar Grande-Salvador, prática de canoagem, stand Up Paddle, Velejamento e Mergulho.















17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page