top of page

Por onde andam as velhas tecnologias?

Atualizado: 24 de abr. de 2022

Descubra onde estão presentes suas tecnologias preferidas do passado, nós dias atuais.


Louise Barbosa - 06 de dezembro de 2021

 

As mudanças tecnológicas vem evoluindo cada vez mais rápido com o passar dos anos, quem viu esse desenvolvimento pode lembrar de alguns recursos comuns que passaram a ser obsoletos, com o surgimento de opções mais eficientes.

A maioria dessas tecnologias entrou em desuso pela introdução de uma opção mais moderna, quem assistiu a criação da televisão, computador ou até a popularização dos celulares pode lembrar dos artefatos que faziam parte das nossas vidas que acabaram por entrar em desuso conforme ocorreram esse avanço tecnológico.

Relembrando esses artefatos nostálgicos a equipe do CJOR preparou uma lista com algumas tecnologias que já foram úteis e onde elas são encontradas atualmente:


LEMBRA DELE? VEJA COMO ESTÁ HOJE:

DO DISQUETE A 'NUVEM'

Com 80 kb de memória, o disquete foi criado com intuito de armazenar informações, sendo utilizado como principal armazenador entre os anos 70 e 90, tendo uma media de 5 Bilhões de unidades vendidas por ano. Conforme evoluiu foi diminuindo de tamanho e aumentando sua capacidade, a partir dos anos 2000 o "Pendrive" roubou a cena dos disquetes e hoje o pequeno e portátil pode armazenar até 2TeraBites(TB), duas mil e quinhentas vezes mais espaço que seu primo da década de 90. A tecnologia de armazenamento seguiu avançando. E é encontrada hoje nas famosas Nuvens, espaços virtuais localizados totalmente na internet e alocados em super servidores espalhados pelo mundo. Essa tecnologia é totalmente digital, sendo acessível de qualquer lugar.


DA MÁQUINA DE ESCREVER AO TECLADO


A Máquina de datilografia ou maquina de escrever, Inventada pelo italiano Pellegrino Turri para facilitar a comunicação com deficientes visuais, se manteve presente por longos anos e dominou todos os espaços onde se fazia necessária a arte de escrever. Porém, ao final da década de 90, com a popularização dos computadores os teclados como conhecemos ganharam espaço e aposentaram a maquina queridinha das redações jornalísticas. Com o avanço das telas o mundo pediu um novo tipo de teclado e com isso vieram os teclados digitais, que hoje podem ser encontradas em smartphones, tabletes e qualquer aparelho digital.


DO TIJOLÃO AO SMARTPHONE

Muitos acreditam que o celular hoje se tornou um computador de bolso, o que antes era um aparelho que servia apenas para ligação, atualmente é um item fundamental nas nossas vidas. O aparelho celular sintetizou a vida, o que antes exigia aparelhos separados agora pode ser encontrado em um único produto. Alguns aparelhos que são encontrados nos celulares atuais.

PAGER:

Popularizado entre os anos 80 e 90 o Pager ou Bipe foi a ferramenta de comunicação que antecedeu os smartphones. Utilizado para receber mensagens de texto, a tecnologia usava linhas de rádio para estabelecer a comunicação entre emissor e receptor.


WALKMAN:

Lançado em julho de 1979 o Walkman da Sony revolucionou a forma de ouvir música, acompanhado das clássicas fitas cassetes, o portador do aparelho poderia levar a melodia para fora das quatro paredes de sua casa e não demorou para virar moda, tendo mais de 50 mil unidades vendidas em dois meses de lançamento.

Câmeras fotográficas:

As famosas câmeras de filme foram tendência antes dos celulares, entre os modelos famosos tínhamos, Olympus Trip 31(Foto a esquerda), Flika e a Câmera descartável Love. Todos esses modelos tinham algo em comum, utilizavam um rolo de filme que deveria ser tratado e revelado de forma correta, caso contrario, as fotos da sua viagem ou encontro com os amigos poderiam estar indo por água a baixo.


DO TÁXI AO MOTORISTA DE APLICATIVO

Na última década conseguimos assistir de perto a decaída dos táxis com a popularização dos motoristas de aplicativo, um recurso que se tornou acessível pela facilidade e economia de preço.

Tudo mudou não é mesmo? Da forma de se locomover até a de comunicar, o mundo nos últimos 40 anos mudou mais do que nos últimos 100, a tendência é avançar e as tecnologias não vão parar, cabe a nós continuarmos atualizados e atentos as novas tendências do futuro.

 

Referências Imagens:

Imagem 1 - Reproduções: Foto: Divulgação/Adobe / https://ravel.com.br/blog/como-formatar-um-pen-drive-no-mac / https://canaltech.com.br/internet/armazenamento-em-nuvem-o-que-e/

Imagem 2 - Reproduções: https://www.digitow.com.br/blog/datilografia-ou-digitacao / https://www.techreviews.com.br/teclado-usb / Helito Beggiora/TechTudo

Imagem 3 - Reproduções: https://www.sabedoriaecia.com.br/tecnologia/curiosidades-sobre-a-origem-a-evolucao-e-o-uso-do-telefone-celular/

Imagem 4 - Reproduções - Foto: Camilla Maia/O Globo

Imagem 5 - Reproduções: https://nerdizmo.uai.com.br/nostalgia-anos-80-um-walkman-feito-de-lego/

Imagem 6 - Reproduções: Olympus

Imagem 7 - Reproduções: Gustavo Andrade/Veja SP / Uber - Edição/R7

77 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page