top of page

Faculdade de Direito da UCSAL tem egressos notáveis

Atualizado: 24 de abr. de 2022

Conheça a história da formação do curso de Direito

R. Oliveira & Lucas Pacheco - 06 de dezembro de 2021

 

Na foto: da direita para esquerda, Deputado Federal Orlando Silva; Bruno Reis, prefeito de Salvador; Augusto Aras, Procurador Geral da República; Luislinda Valois, Desembargadora Aposentada do TJBA. (Imagens retiradas da internet)

O curso de Direito da UCSAL, foi inicialmente criado em 1953, pela Faculdade Católica de Direito da Bahia a partir do Decreto nº 38.774 de 25/02/1956. Mas o seu reconhecimento veio com o Decreto nº 49.123 de 18/10/1960, onde o curso de Direito foi autorizado a funcionar e em 1961, foi incorporado pela instituição e se tornou um dos cursos precursores na Fundação da UCSAL.


Como prova de seu caráter filantrópico e comunitário, a UCSAL possui desde 1999 o Núcleo de Prática Jurídica, onde os alunos do Curso de Direito exercitam sua prática profissional, colocando-os em contato com situações reais, em que assistem gratuitamente àqueles que necessitam de apoio jurídico e que não têm como arcar com as custas de um advogado particular.


O Curso de Direito, além de ser prestigiado pela sociedade baiana desde a fundação da UCSAL, conta com uma formação humanística em que é possível compreender de forma crítica os fenômenos sociais e contribuir de forma plena com o enfrentamento jurídico que a sociedade demanda.


Entre os seus principais Ex-Alunos Notáveis na sociedade, temos a Primeira Juíza Negra do Brasil em 1984 e Desembargadora Aposentada do TJBA, Luislinda Valois; o Ex-Ministro do Esporte dos Governos Lula e Dilma, Orlando Silva; o atual Prefeito de Salvador, Bruno Reis e o atual Procurador-Geral da República Augusto Aras (UCSAL 1981).


A fama da UCSAL não está somente associada ao curso de Direito em si, mas também como referencial de Universidade.

Foto: Arquivo Pessoal (Bruno Morais)

Para o aluno Egresso Bruno Morais: “A UCSAL se destaca em todo Estado da Bahia, sendo bem conhecida nos interiores, me recordo inclusive que em viagens quando chegava ao assunto “faculdade”, ao me referir sobre “UCSAL” todos associavam à Universidade Católica, conhecida nacionalmente, isso trazia uma certa segurança quando pensamos no futuro currículo pós curso de direito.”

Ele ainda destaca que o diferencial que a UCSAL tem ao ter professores: “Juízes, Auditores, Procuradores e Advogados, profissionais que pela experiência mostravam na prática o resultado de anos estudando, acabando por incentivar diretamente seus objetivos pessoais de crescimento.





150 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page