top of page

Gripe Aviária: você sabe o que é? Saúde decreta estado de emergência



A Secretária de Saúde da Bahia (SESAB) decretou estado de emergência para a Gripe Aviária nesta terça-feira (23/5). O comunicado veio por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde - (CIEVS Bahia), devido ao registros de casos em animais.


O decreto estadual será mantido por 180 dias e aumenta a vigilância contra as aves silvestres e domésticas afetadas, além das pessoas expostas a elas.


Epizoótia


Segundo a secretária, o estado decretado é de "epizoótia". O termo se refere a uma doença que ataca ao mesmo tempo e em grande escala uma respectiva população animal, sendo semelhante à uma epidemia em seres humanos.


O estado é declarado sempre que há risco de uma doença provinda de uma besta causar um surto ou pandemia. Com isso, o estado se antecipa para evitar prejuízos as vidas e ao comércio.


Nova pandemia




Além dos alertas, o Instituto BUTANTAN comunicou que manobras para o desenvolvimento de uma vacina também estão sendo pensadas. Visto que, a gripe tem potencial pandemico.


No dia 15 de Maio, o governo registrou os primeiros casos em espécies marinhas e silvestres. Até o início dessa semana (22), oito animais foram infectados mas não há confirmação de casos entre seres humanos.


Por enquanto, a preocupação do Ministério da Agricultura e do Presidente da Associação de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, é manter a população atenta e encontrar soluções para a H5n1.


Você pode ser contaminado?


A infecção em seres humanos exige contato direto com secreções da ave doente. Elas podem ser expelidas pelos olhos, boca, urina e fezes.


Conhecida como gripe do frango, a gripe aviária é causada pelo vírus influenza A e é considerada uma doença de alto risco para as aves, quando causada por subtipos virais como o H5N1 e H5N8.


O que fazer


Caso você encontre aves mortas ou apresentando dificuldades nervosas, motoras ou respiratórias, procure manter distância e contate o serviço veterinário ou o auditor fiscal agropecuário.


*Foto/Wilson Gomes: Agência Brasil



Conheça nosso Instagram e não perca nada que acontece no cenário universitário de Salvador. Quer fazer parte da equipe UNI.CJOR? Basta ser aluno de comunicação da Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

85 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page