top of page

Elza Soares, a mulher do fim do mundo.

Atualizado: 24 de abr. de 2022

O adeus a uma das maiores vozes da música, e na luta contra o racismo e o machismo.


Alan Carter - 21 de Janeiro de 2022

 

Elza Soares, uma das maiores cantoras negras do mundo, faleceu, nesta Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, mesma data que seu ex-marido o jogador de futebol Garrincha, em 20 de Janeiro de 1983. Em nota a assessoria da cantora comunicou que ela morreu de causas naturais, aos 91 anos, em sua casa no Rio de Janeiro.

A artista veio de origem pobre. Enfrentou o racismo, o machismo, a perda e da mãe em um acidente de carro, causado pelo seu marido na época o futebolista Garrincha que bateu o carro em um caminhão enquanto dirigia bêbado. Teve oito filhos e a morte, de cinco filhos.

Em sua trajetória artística, Elza teve sua primeira aparição na tv no programa de Ary Barboso, usando uma roupa remendada da mãe. O apresentador tentou ridicularizar a cantora com risos e perguntando:

"de que planeta você veio, minha filha?"

E Elza rebateu:

"Do mesmo planeta que você, seu Ary. Do planeta fome."


No programa, ela cantou "Lama", de Paulo Marques e Aylce Chaves. Ganhou a nota máxima. Participou de concursos e programas musicais na rádio e tv Tupi, a maior da época. Negra , pobre e com um jeito humilde de falar e se vestir, teve que enfrentar o preconceito social para alavancar sua carreira.

Em 1960 conseguiu realizar seu sonho de trabalhar apenas com a música, cantando semanalmente na rádio e com várias aparições na televisão. No mesmo ano fez sua primeira turnê internacional, do Brasil a Argentina e Américas à Europa. Na mesma época tentou gravar seu primeiro disco que foi barrado quando a gravadora descobriu que ela era negra. Elza persistiu e lançou um compacto independente.

As palavras "Planeta Fome" se tornaram título de seu 34º álbum. Representou o Brasil na Copa do Mundo de 1962, onde conheceu Louis Armstrong. Participou do Festival de Mpusica Popular Brasileira, em 1966, onde ficou em segundo lugar. No ano seguinte ganhou o prêmio de melhor interprete feminina. Chegou a ter um programa na RecordTV.

Elza cantou do samba a MPB com Caetano, ao Rock com Cazuza, mostrando toda a versatilidade como interprete.


Imagem do Instagram. Foto do ensaio para a Vogue

No século 21, foi premiada pela BBC Londres, como "Melhor Cantora do Milênio". Foi indicada ao Grammy, cantou na abertura dos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. Puxou o samba enredo das escolas de samba Salgueiro e Mocidade. Em 2020 foi homenageada pela escola de samba carioca Mocidade, ao qual ganhou o primeiro lugar. No carnaval puxou também trio elétrico no carnaval de Salvador, arrastando uma multidão no circuito Barra-Ondina (Dodô) . Gravou o filme biográfico "My Name is Now, Elza Soares." que foi exibido em diversos países e ganhou e foi indicado a vários prêmios pelo mundo.

Em 2015 lançou seu primeiro álbum autoral "A Mulher do Fim do Mundo" e uma turnê que lotou o Central Park em Nova York e rodou o mundo, com apresentações solo e em grandes festivais como o Rock in Rio.

Elza Soares se tornou referência em música, diversidade musical, inspiração para novos talentos, a voz na luta contra o preconceito, o racismo e o machismo e deixou um legado gigantesco. Sua morte causou comoção na Internet, chegando aos assuntos mais comentados entre o público e artistas como Daniela Mercury e Beyoncé.


A íntegra do comunicado:


“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”

Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza

9 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page