top of page

Anitta, a poderosa do mundo dos negócios

Atualizado: 24 de abr. de 2022

De Honório Gurgel ao mundo virtual e dos negócios. Cantora se consagra e alcança métricas inimagináveis nas redes.


R. Oliveira - novembro de 2021

 
Foto de Victor Affaro, publicada na revista Forbes, reportagem sobre as mulheres mais poderosas do Brasil 2020

Nascida e criada em Honório Gurgel, Larissa de Macedo Machado, popularmente conhecida no meio artístico como Anitta, é uma das cantoras que tem tido muito destaque nos últimos anos, seja nas redes sociais como nas plataformas de streaming.

Anitta começou a ter destaque na mídia entre 2012 e 2013 quando lançou a música “Meiga e Abusada”, que conta hoje em 2021 com 112 milhões de views no Youtube.

Mas o sucesso estrondoso veio com o lançamento de “Show das Poderosas”, que em Abril de 2013 alcançou números impressionantes de visualizações no Youtube, ultrapassando as músicas de Cláudia Leitte, Ivete, Paula Fernandes, Sandy e Ana Carolina juntas, ao chegar aos 21 milhões de visualizações. Atualmente o hit, que está no canal da Warner Music Brasil, tem mais de 164 milhões de views.

No Spotify, a “Girl From Rio” esbanja números impressionantes, como a música Downtown em parceria com J Balvin, que possui 500 milhões de plays desde o seu lançamento.

Já na redes sociais, Anitta tem números ainda mais impressionantes, pois no Facebook ela tem 16 milhões de curtidas em sua página e no Instagram ela conta com 56,9 milhões de seguidores. Ela só fica atrás de Ronaldinho Gaúcho (60,7 mi) e Neymar Jr (164 mi). Em sua última foto postada no Instagram, ela obteve 1,4 milhão de curtidas e em seu último vídeo promovendo uma música, alcançou os 2,2 milhões de views.

Foto: Print do Instagram

O grande motivo para tamanho sucesso, é que o seu estilo musical começou pelo funk, se enveredou pelo pop e atualmente, com a carreira internacional, ela continua com ritmos de funk mais pop misturados aos ritmos latinos, como o Reggaeton - que é uma tendência desde 2017. Se formos somar a quantidade de visualizações das músicas cantadas em espanhol, Anitta ultrapassa facilmente a marca de 1,2 bilhão de views no Youtube. Desde a sua entrada no Youtube em 2011, o canal de Anitta, em 10 anos, alcançou a impressionante marca de 5 bilhões de visualizações.

Foto: Print do Canal do Youtube

Em média, nesses 10 anos, a quantidade de pessoas que visualizaram o canal ficou em torno de 1,3 milhão de pessoas por dia.

De acordo com o site "Youtubers.me", o patrimônio da cantora no Youtube gira em torno de U$2,13 mi a U$12,8mi, com renda mensal de aproximadamente U$41,9 mil.

Mesmo com a carreira gerenciada por ela mesma (como dito em propaganda do BK nos EUA), ela tem alçado voos ainda maiores na sua fora do Brasil. Quando se trata dos Charts da Billboard, Anitta tem ficado em posições muito boas no momento em que ela lança suas músicas com seus “feats”.

No categoria Hot 100 da Billboard, a carioca alçou a posição nº91 com a música Me Gusta com Cardi B e Myke Towers; já na Latin Streamings Songs, Me Gusta ficou em 3º lugar, Downtown em 10º e Machika em 20º.

O destaque fica na Hot Latin Songs, onde Downtown alcançou o 14º lugar em seu pico, e ficando por 22 semanas seguidas nos Charts.

Para além das métricas de acesso, que são impressionantes, existe uma faceta da Larissa Machado que justifica o quão bem administrada é a sua carreira e sucesso: ela tem curso técnico em Administração, além de ser fluente em inglês e espanhol.

Ter a formação na área de Administração, possibilitou que Anitta pudesse tomar as rédeas de sua carreira dentro e fora do Brasil, sem que empresários a gerenciassem e pudessem ir de encontro aos seus desejos e vontades ao fazer ou promover suas músicas. Ter essa formação acadêmica, foi a grande receita para ela poder alcançar essas métricas impressionantes, e com isso, alçar o posto de mulher de negócios ao comandar com mão firme tanto a carreira como a sua marca.

Na Série da Netflix "Anitta: Made in Honório" o Produtor e Empresário Kondzilla falou um pouco de como é ela no mundo business.


"A Anitta não é apenas uma artista. Ela é empresária da carreira dela, ela é um operário em cima dessa indústria. Isso eu acho que é um dos diferenciais dela, porque eu não vejo que todo os artistas se enxergam como trabalhador." - Kondzilla

Essa forma de lidar pessoalmente com sua própria carreira, possibilitou que ela tivesse um lugar muito importante na forma de se fazer marketing. Em 2019, a cantora se tornou Chefe de Inovação da Ambev, onde lançará um produto autoral por ano com a marca Skol Beats.

“Gosto de ampliar todas as possibilidades da minha carreira. Adoro desafios que me forcem a fazer coisas novas, sair do meu quadrado. Estou muito feliz” diz Anitta.

Mais recentemente, em junho de 2021, foi anunciado que ela prestará serviços de marketing e publicidade, além de conceder o uso de seu nome e de ter um lugar cativo no Conselho de Administração da Fintech Nubank.

Realmente, ela é Meiga e Abusada!






10 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page