top of page

Casa sem leitores, leitores sem casa

Atualizado: 24 de abr. de 2022

Fechamento de livrarias em Salvador preocupa público leitor tradicional.


Eloá Almeida - 06 de dezembro de 2021

 

Salvador, ocupa o 9º lugar no ranking de cidades que mais leem no Brasil. Em 2020, um estudo do IBOPE, apontou a cidade como uma das 10 que mais consomem a literatura no país, com 57% de leitores. São bons números considerando que a capital hoje tem cerca de 2.900.319 habitantes, apesar de uma boa colocação e de números considerados satisfatórios, esse estudo não foi o suficiente para impedir o fechamento das 4 unidades da Livraria Saraiva e da única unidade da Livraria Cultura instaladas nos principais shoppings da cidade.

As duas maiores livrarias da cidade que encerram as atividades em 2021
Imagens da Internet

O mercado digital contribui muito para os acontecimentos recentes, visto que o consumo de livros digitais não para de crescer. Desde 2016 o mercado mostrou um aumento de 37% , segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, uma empresa global de informação, apoiada pela Câmara Brasileira do Livro e pelo Sindicato Nacional de Editores e de Livros.

Com as novas formas de leitura. é importante mencionar que o mercado digital favoreceu o fechamento das livrarias, não somente com os e-books, mas também com a venda de livros físicos entregues em suas casas com apenas alguns cliques, certamente a pandemia serviu como um acelerador desse processo de crescimento do mercado de e-books, com o aumento das medidas restritivas e o fechamento dos espaços de convívio, os amantes de livros tiveram que adaptar à leitura por outros ambientes. O mercado digital é capaz de trazer eles a você. Ou seja a comodidade, a modernidade e os fatores econômicos refletem nitidamente os motivos que nos levam ao fim dessas livrarias.

Banco de imagens: https://br.freepik.com/

O fechamento das livrarias pode contribuir em muito para o apagamento de toda uma cultura literária, contudo, não devemos deixar que isso reflita nos índices de leitura na capital. Hoje a cidade de Salvador ainda conta com algumas livrarias de grande porte como a Leitura, Escariz e a PromoLivro, sem contar os inúmeros sebos espalhados por toda a cidade.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page