top of page

Universidade Católica do Salvador, 60 anos de muito pioneirismo

Atualizado: 25 de abr. de 2022

A história que resultou na mais renomada instituição privada de Salvador

R. Oliveira & Lucas Pacheco - 22 de novembro de 2021

 

Há exatos 60 anos a história de fundação da Universidade Católica do Salvador começava a ser inscrita sob os pilares católicos, no Convento da Lapa. O local que no passado foi palco para importantes acontecimentos da história da Bahia, agora daria lugar para outros, de suma importância, dessa vez, para a história do ensino superior em Salvador.

Convento da Lapa retratado em Cartão postal da EDICARD.

Um dos episódios mais marcantes do Convento da Lapa foi a morte da Abadessa Soror Joana Angélica, uma das principais heroínas da luta peça independência da Bahia, e que hoje dá nome à Avenida onde se situa o prédio do antigo Convento. Já na década de 1950, em 29 de novembro de 1952, foi fundada a Sociedade Baiana de Cultura, antiga denominação da Associação Universitária e Cultural da Bahia (AUCBA), que é a atual instituição Mantenedora da UCSAL. Com a instituição criada sob os pilares católicos, comunitário, filantrópico e de assistência social, dedicada especialmente à Cultura e Educação, a AUCBA funda em 18 de outubro de 1961, a Universidade Católica do Salvador, por meio do Decreto Federal nº 58/MEC, que teve como embrião a Escola de Serviço Social, a Faculdade Católica de Direito e a Faculdade Católica de Filosofia, que já existiam como unidades isoladas de ensino superior, tornando-se pioneira por ter sido a segunda universidade da Bahia reconhecida pelo Poder Público Federal.

"... É a única instituição baiana que apresenta concomitantemente o caráter confessional, comunitário e filantrópico."

Sete anos mais tarde, em 14 de março de 1968, na gestão do Secretário Irmão Daniel de Albuquerque, a Faculdade Católica de Filosofia, instala no Convento da Lapa, os cursos de Direito, História Natural e Letras. Com a construção de um anexo nos fundos do Convento da Lapa, são agregados os cursos de Enfermagem, Engenharia e Pedagogia; além dos cursos de Comunicação Social e Secretariado.

Na foto: Reitora Silvana Sá. ASCOM/UCSAL

Atualmente, a UCSAL tem como Reitora, a Profa. Dra. Silvana de Sá de Carvalho, e presidida por Dom Sérgio da Rocha Arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil, que é também o Grão Chanceler da UCSAL.

Com uma longa história no cenário educacional soteropolitano, as atividades da UCSAL no Convento da Lapa se encerraram em 2015, e tem hoje como seus principais campi o da Federação e o de Pituaçu. Ao longo dessas seis décadas de existência, a UCSAL sempre desempenhou um papel muito importante perante a sociedade baiana, pois é a única instituição baiana que apresenta concomitantemente o caráter confessional, comunitário e filantrópico.





48 visualizações0 comentário

留言


bottom of page